sábado, 18 de julho de 2009

Blz? Blz e vc? Blz! Blz.


Andei pensando no quanto selecionamos tudo em nossas vidas. Muitas escolhas devem ser feitas, concordo e até falei sobre elas no post anterior, mas estou falando sobre nosso sutil poder de decidir com quem nos relacionaremos ou não, não falo aqui de apenas relacionamentos amorosos, mas relações em geral. Ontem meu irmão me chamou a atenção do quanto ignorei uma conhecida que falava comigo e daí surgiu a questão: Por quê ? Julguei o comentário que viria como inútil? Aquela pessoa não fala nada que me interessa? Tenho mais com o que me preocupar? Não sei. Sei que julgamos por idade, aparência, tribo, etc. Pensei no entanto, em quantas coisas deixamos de saber quanto agimos assim, em quantas experiências poderiam ter sido passadas se pudéssemos e soubéssemos ouvir o diferente, aquela pessoa que não faz parte ne nosso círculo de amizades ou interesses, aquele estranho que te pergunta algo na rua ou simplesmente puxa assunto sem medo de parecer chato.

Cheguei a conclusão de que atualmente subestimamos as pessoas e suas vidas, e assim só a ouviremos no que nos interessar de cara, sem dar-lhes a chance de mostrar quem são pode detrás daquele retrato preconceituoso que tiramos imediatamente.

Li um livro no qual a personagem principal se perguntava o quanto não perdemos por não saber ouvir verdadeiramente uma pessoa por cinco minutos ao menos e isso me fez pensar.

Portanto pergunto: Quem verdadeiramente espera a resposta da batida expressão: "Como vai?"? E se eu resover tirar a fachada e falar como realmente estou: "Pois é, não estou muito bem sabe..." Quantos irão me ouvir?

Como futura psicanalista talvez tirasse algum proveito disso, pois se aqui fora as pessoas não são ouvidas ao pagarem um psicanalista elas o serão, mas por isso mesmo minha preocupação é ainda maior e me faz levar a pensar em quantas pessoas procuram os "psis" da vida pelo motivo errado, não por alguma questão da sua vida particular, mas um mau constume do cotidiano contemporâneo?

Será que se eu resolvesse expor estes pensamentos fora da rede alguém os ouviria?




E aí tudo bem?





3 comentários:

  1. se não esta preparado pra ouvir, nem me pergunte!
    bjs
    o texto ficou show!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Cynthia, ótimos textos! Você é brilhante e suas palavras, inspiradoras. Continue postando! Estarei por aqui tomando conhecimento dos seus devaneios, e por muitas vezes, me reconhecendo neles!
    Grande beijo!!!
    Nathalia Alves

    ResponderExcluir